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 [Tutorial] - DVDRip - DVDScreener - TC - TS - CAM

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PsySc0rpi0n
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MensagemAssunto: [Tutorial] - DVDRip - DVDScreener - TC - TS - CAM   [Tutorial] - DVDRip - DVDScreener - TC - TS - CAM Icon_minitimeSex Jan 25, 2008 1:29 pm

CAM
O CAM é um "rip" feito no cinema, normalmente com uma câmera digital.
Às vezes é usado um tripé, mas na maioria das vezes isso não é possível,
deixando a filmagem tremida. Devido aos lugares disponíveis no cinema
também não serem sempre no centro, pode ser filmado com ângulos
diferentes. Se cortado (cropped) adequadamente, é difícil diferenciar, a
não ser que tenha legendas na tela, mas muitas vezes os CAM são deixados
com bordas pretas na parte de cima e de baixo da tela. O som é gravado
com o microfone embutido da câmera e, especialmente em comédias,
risadas são ouvidas durante o filme. Devido a esses fatores, a qualidade de
som e imagem costuma ser muito ruins, mas as vezes, com sorte, o cinema
está quase vazio e apenas baixos ruídos serão ouvidos.


TELESYNC (TS)
Um telesync tem as mesmas características de um CAM, só que usa uma
fonte externa de áudio (normalmente um fone de ouvido na poltrona para
pessoas que não ouvem bem). Uma fonte de áudio direto não garante uma
boa qualidade de áudio, pois muitos barulhos podem interferir. Muitas
vezes um telesync é filmado em um cinema vazio ou da cabine de
projeção com uma câmera profissional, gerando uma melhor qualidade de
imagem. A qualidade varia muito, por isso veja um sample (amostra) antes
de baixar o filme por completo. A maior parte dos Telesyncs são CAMs que
foram rotuladas de forma errada.


TELECINE (TC)
Uma máquina de telecine copia o filme digitalmente dos rolos. O som e a
imagem costumam ser muito bons, mas devido ao equipamento e custos
envolvidos, os telecine são muito raros. Geralmente o filme estará com o
aspect ratio (proporção) correto, apesar de existirem telecine de 4:3 (tela
cheia). TC não deve ser confundido com TimeCode , que é um contador
visível e fixo durante todo o filme.

SCREENER (SCR)
Uma fita VHS prévia, enviada para locadoras e vários outros lugares, para
uso promocional. Um screener é fornecido de uma fita VHS e normalmente
em 4:3 (tela cheia), apesar de alguns screener com faixas pretas já terem
sido lançados. A maior desvantagem é um “ticker” (uma mensagem que
aparece na parte de baixo da tela com os direitos autorais e um telefone
anti-pirataria). Além de que, se a fita tiver algum número de série, ou
qualquer outra marca que possa denunciar a origem da fita, esses terão de
ser escondidos, normalmente com uma faixa preta em cima. Isso costuma
durar apenas uns segundos, mas infelizmente, em alguma cópias, dura o
filme inteiro e alguns podem ser bem grandes. Dependendo do
equipamento usado, a qualidade do screener pode variar de excelente se
for feita de uma cópia MASTER, até muito ruim se for feita em um
equipamento velho com uma cópia ruim da fita. A maioria dos screener
são passados pra VCD, mas já houveram tentativas em SVCD.
Screener, geralmente, também indica qualquer um dos tipos acima.
(qualidade mais baixa)


DVD-SCREENER (DVDscr)
Mesmas condições do screener, mas com uma fonte de DVD. Normalmente
com letterbox (faixas pretas), mas sem os extras que o DVD final (de
venda e/ou aluguel) possa ter. O ticker não costuma ficar nas faixas
pretas, e pode atrapalhar a visão. Se o “ripador” tiver o mínimo de
conhecimento, um DVDscr deve sair muito bom. Normalmente passado pra
SVCD ou DivX/XviD.


DVDRip
Uma cópia do lançamento final do DVD. Se possível, é lançado na internet
antes mesmo do DVD de venda e/ou aluguel ser lançado. A qualidade deve
ser excelente. DVDrips são lançados em SVCD e DivX/XviD.


VHS RIP
Feitos de VHS de venda e/ou aluguel, sendo a sua maioria os lançamentos de filmes de esportes e de XXX.


TVRip
Episódios de TV que são de redes (capturados usando cabos
digitais/satélite) ou de “PRE-AIR”, que usam as fontes de satélites que
mandam o programa pelas redes com alguns dias de antecedências.


PDTV/HDTV
Os PDTV são capturados de uma TV com cartão PCI DIGITAL, normalmente
gerando os melhores resultados. Muitas vezes vemos o rip rotulado como
HDTV também, mas as diferenças entre esses dois termos são apenas
técnicas. Os grupos costumam lançar em SVCD, apesar de rips em
VCD/SVCD/DivX/XviD serem aceitos nos rips de TV.


WORKPRINT (WP)
Um workprint é uma cópia do filme que ainda não foi finalizado. Pode
conter cenas faltando, música, e a qualidade pode variar de excelente a
muito ruim. Alguns WPs são diferentes da versão final (Homens de Preto
está faltando todos os aliens e tem figurantes em seus lugares) e alguns
tem cenas extras (Jay and Silent Bob). WPs podem ser boas aquisições
para a coleção uma vez que já tenha em mãos a versão final.


DivX Reenc
Um DivX re-enc é um filme que foi retirado do VCD e reencodado num
pequeno arquivo DivX. Normalmente são encontrados nos
compartilhadores, e são renomeados como Filme.Nome.Grupo(1of2).
Grupos famosos são SMR e TMD. Esse formato não vale o download, a
menos que você esteja incerto sobre um filme e quer apenas uma versão
de 300MB.


Watermarks
Muitos filmes vem de Asian Silvers/PDVD (veja abaixo) e esses são
marcados pelo pessoal responsável. Usualmente com uma inicial ou um
pequeno logo, geralmente num dos cantos. Os mais famosos são as marcas
d'água "Z" "A" e "Globe".


Asian Silvers / PDVD
São produzidos por contrabandistas e são comprados por alguns grupos que
vendem como se fossem deles. Silvers são baratos e facilmente
encontrados em muitos paíes, e é fácil sair um release, e é o motivo de
ter tantos por aí no momento, principalmente de grupos pequenos que não
duram mais que alguns lançamentos. PDVDs são a mesma coisa, mas postos
num DVD. Eles têm legendas à parte, e a qualidade usualmente é melhor
que os silvers. São ripados como um DVD normal, mas são lançados como
VCD normalmente.


SVCD
SVCD é baseado em MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas de
variáveis até 2500kbits em uma definição de 480x480 (NTSC), que
descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-rate
variável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não é
fixo, geralmente entre 35-60 min.


VCD
É um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit
em uma definição de 352x240 (NTSC). VCD's são usados geralmente para
obter de uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores.
VCD's e SVCD's são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao
olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode
cabe 74min em um CDR74.


XVCD / XSVCD
Estes são basicamente VCD/SVCD melhorados. São ambos capazes de
definições e de melhores taxas, muito, mas elevadas. Muito difícil de
encontrar.

KVCD e KSVCD
KVCD é uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs
de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém
já existem especificações que geram vídeos de 528x480 (NTSC) e 528x576
(PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando
uma resolução 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), é possível "encodar"
vídeos com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80
min.


KDVD
Formato de arquivo 100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em
qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme
em Full D-1 720x480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1
352x480 no meso DVD.


AVI
Audio Video Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o
Windows. Ele define como o vídeo e o áudio está junto um ao outro, sem
especificar um codec.


MPEG
É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa
para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo
digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão
MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de
áudio - entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2
podem usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.


OGM
Pode ser usado a uma alternativa ao. avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e
AC3 áudio, todos os formatos de vídeo, informação por capítulos e
legendas.


VBR
Bitrate Variável. É possível "encodar" áudio e vídeo com bitrate variável, o
que não usa o mesmo bitrate para o arquivo inteiro (como no CBR = Bitrate
Constante). Partes mais complicada do vídeo/áudio vão receber mais
bitrate para que a aparência/sonoridade seja melhor, e assim como partes
menos complicadas irão receber menos bitrate. Geralmente arquivos com
VBR são melhores que outros que contém CBR.


Bitrate
Bitrate está diretamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música.
Quer dizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3
e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou
filme original estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que
taxas mais alta de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.


Aspect Ratio Tags


WS - Widescreen (letterbox)

FS - Fullscreen

Codec
É a abreviação de COder/DECoder ou codificador/decodificador.
Equipamento ou programa que converte os sinais analógicos de som, voz e
vídeo em sinais digitais e vice-versa. São exemplos de codecs: DivX, XviD
(video) e MP3/AC3 (som).


DivX / XviD
Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no
formato de compressco MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade.
Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX
você poderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu
PC. XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita
de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.


NTSC / PAL
NTSC e o PAL são os dois padrões principais usados através do mundo.
NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps),
mas o PAL tem um definião de melhor qualidade. Os dois tipos de padrões
podem ter variações, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA
o NTSC, para TVs, vídeos-cassete, DVDs.


AC3
Codec de áudio conhecido como Audio Coding 3, é melhor que o Mp3 e é
sinônimo para o Dolby Digital hoje em dia. Utilizado em alguns filmes com
mais de 2 CDs, devido ao seu tamanho maior.


AAC
Advanced Audio Coding, será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas
acrescenta uma variedade de melhorias em diversas áreas. Actualmente é
difícil encontrar um player ou hardware que suportem esse novo formato
de áudio.


BIN / CUE
Bin e Cue são dois arquivos pertencentes à uma imagem de CD-R/RW ou
DVD. Alguns releases de SVCD E VCD são lançados nas imagens dos próprios
CDs. Para abri-lo você pode usar tanto o Daemons tools (note que não
nescessita da Cue para fazê-lo se você alterar para mostrar todos os
arquivos, ele abrirá o BIN) ou queimá-lo com o Nero ou CDRWin.


Aconselha-se o CDRWin, por ser o programa que cria esse tipo de imagem.
Expressões encontradas:


PROPER
Devido aos critérios, quem lançar o primeiro Telesync ganhou a corrida
(por exemplo!). Mas se a qualidade desse release for ruim, devido alguns
problemas na imagem ou som, e outro grupo têm outro telesync (ou a
mesma fonte, mas em melhor qualidade) então a expressão PROPER é
adicionada para evitar equívocos. PROPER é a expressão mais subjetiva
encontrada, e as pessoas geralmente pergutam se o PROPER é melhor que
a versão original. Muitos grupos lançam o PROPER em actos de desespero,
para não perder a corrida. Um motivo para o PROPER deve ser sempre
incluso no .NFO.


UNRATED
Versão sem cortes. (Normalmente os vídeos são editados para conseguir
um classificação etária mais ampla nos cinemas, já em DVD são lançados
completos)


LIMITED
Um filme limited significa que ele tem um número de exposições em
cinemas limitados, normalmente estreando em menos de 250 cinemas.
Geralmente filmes pequenos (como filmes de arte) são lançados nesse
estilo.


INTERNAL
Um release interno é feito por vários motivos. Grupos clássicos de DVD
fazem muito isso, visto que eles não serão trapaceados. Também rips de
má qualidade são feitos nesse estilo, para não baixar a reputação do
grupo, ou devido ao grande número já existente do filme. Um lançamento
interno é disponibilizado normalmente em sites afiliados ao grupo, mas
eles não podem ser trocados com outros sites sem a devida permissão.
Alguns INTERNALs ainda correm pelo IRC/Newsgroup, dependendo da
popularidade. Há alguns anos, o grupo Centropy começou a lançar releases
internos, mas num sentido diferente do INTERNAL, isto é, lançava somente
para membros do grupo e não o disponibilizavam.


STV
Straight To Video. Filmes ripados de DVD que nunca foram para o cinema,
caíram direto para as locadoras e TVs.


ASPECT RATIO Tags


As expressões de formato são:


WS = Widescreen (letterbox)
FS = Fullscreen.


REPACK/RERIP
Se um grupo lança um rip ruim, eles irão re-lançá-lo, o qual virá com os
problemas corrigidos.


NUKED
Um rip pode ser "NUKADA", banida por diversas razões. Se o grupo lançar
como TeleSyncs, por exemplo, e não tem nada de "TeleSyncs", ou o filme
tem uma diferença na qualidade do áudio, outro exemplo, a partir de X
minutos de filme. Então o nuke global ocorrerá e o grupo perderá seus
créditos. Verifique sempre antes os releases para não pegar algo que foi
banido, por má qualidade, por exemplo. Se um grupo perceber que há algo
errado com uma versão, eles podem requisitar um nuke.


Razões para o NUKE


BAD A/R - Relação de aspecto, distorção do filme. Personagens aparecem
muito largos ou finos.


BAD IVTC - Processo de inversão telecine, conversão de framerates está
incorreto.


BAD FPS - Não segue o padrão de quadros por segundo vigente.


INTERLACED - Linhas pretas no movimento como a ordem do campo estão
incorretas.


DUPE
Duplicada, já foi feito lançamento deste filme anteriormente. Dupe é bem
simples, se algo já existe, então não há razão para ele ser lançado de novo
sem uma razão séria.

SE (special edition)
Edição Especial


DC (director's cut)
Versão do diretor.
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